Massa de focaccia

Massa de focaccia

Ingredientes

  • 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo aprox. 450g
  • 2 colher de chá de sal
  • 1 3/4 xícara (chá) de água
  • 2 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo

  1. Numa tigela grande misture a farinha, com o fermento e o sal. Junte a água morna de uma só vez e misture bem com uma espátula de silicone para incorporar – não é necessário sovar, mistura apenas até a farinha absorver toda a água e formar uma massa uniforme. A massa fica grudenta, é assim mesmo, não adicione mais farinha. Atenção à temperatura da água: ela deve estar apenas morna para dar início à fermentação que acontecerá na geladeira, se estiver muito quente pode inativar o fermento.
  2. Coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa outra tigela grande – ela deve ser grande o suficiente para a massa crescer e dobrar de volume. Transfira a massa para a tigela com o azeite, raspando bem com a espátula de silicone. Com a espátula (ou com as mãos), vire a massa de baixo para cima, para ficar besuntada com o azeite – não é preciso incorporar o azeite à massa, apenas cobrir a superfície.
  3. Cubra a tigela com filme para a massa não ressecar (se preferir, use uma tigela que tenha tampa). Leve à geladeira e deixe a massa fermentar por no mínimo 12 horas e no máximo 36 horas – a massa vai fermentar lentamente e a grande quantidade de água vai fazer com que o glúten se desenvolva sem precisar sovar.
  4. Passado o tempo de descanso, transfira a massa para uma assadeira antiaderente de 30 cm x 20 cm (se sua assadeira não for antiaderente regue o fundo com 1 colher (sopa) de azeite). Com as mãos (ou com a espátula) espalhe a massa no fundo da assadeira – não precisa ocupar toda a área certinho, pois a massa se acomoda na assadeira.
  5. Cubra com um pano e deixe a massa descansar por 50 minutos – a focaccia vai crescer um pouco mais e se acomodar na assadeira; ela precisa estar em temperatura ambiente e aerada antes de entrar no forno.
  6. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220°C e prepare os ingredientes da cobertura.